O vestido de noiva e as religiões

Certamente você já viu diferentes cerimônias de casamento: no civil, na religião católica, evangélica, judaica, ou seja, depende sempre da cultura e da religião dos noivos. Mas qual é a diferença dos vestidos das noivas para estas religiões? O que muda e o que permanece igual?

No casamento cujos noivos pertencem à religião católica, que representa 70% dos casamentos no Brasil (segundo o Censo 2010), a maioria das cerimônias acontecem dentro da igreja. A regra, então, para este casamento é que a noiva não use decotes muito acentuados, nem mesmo os laterais ou nas costas. A cauda do vestido pode ser bem longa, já que as igrejas têm sempre corredores longos que a levarão ao altar.

vestido noiva cauda longaNo caso do casamento judaico, os noivos vão às sinagogas e as moças devem cobrir o ombro e evitar roupas justas. Os vestidos sem mangas são liberados, desde que a noiva cubra a região com um xale ou bolero, explica a coordenadora do Centro de Cultura Judaica de São Paulo, Cecília bem David. Ela esclarece, também, que entre os judeus ortodoxos as regras são mais rígidas em relação ao vestido de noiva.

casamento judaicoPara o casamento muçulmano, assim como no judaísmo, a religião islâmica tem normas para as mulheres se vestirem, mas o casamento não é realizado dentro da mesquita, e sim em um cartório e realizada por um sheik, e mais tarde os noivos fazem uma festa para a família e os amigos. A noiva deve trajar, também, o véu islâmico, conforme manda a religião, inclusive no dia do casamento. Porém, elas têm o direito de usarem calças compridas, blusas de manga, lenços, como manda a tradição do dia a dia.

noiva muçulmanaJá no caso dos cristãos ortodoxos, a cerimônia é repleta de rituais, e o vestido da noiva não pode ter a cauda muito longa para não atrapalhar tais rituais. Há também um cuidado extra com o arranjo da cabeça, pois no final da cerimônia os noivos recebem coroas, sendo reconhecidos como “rei e rainha” do novo lar.

noia casamento ortodoxoE você? Já pensou em se casar em uma dessas cerimônias? Qual delas lhe agrada mais?

 

One thought on “O vestido de noiva e as religiões”

  1. Salam!

    espero 1 dia vir a ser uma noiva tão linda como essa noiva muçulmana do vosso site. concerteza, é a mais linda. Adorei!!

    Massalamah 🙂

Comments are closed.